Meu nome é Tânatos, mas me chamavam também de deus da morte, faço parte da mitologia grega. Eu era o seu maior medo em outros tempos , todos me temiam ,ate o animal mais corajoso do mundo suava ao escutar o meu nome, eu era a personificação da morte. Você agora esta convidada ou convidado a conhecer o meu aterrorizante passado. Mas primeiro vamos entender o que é mitologia.
Mitologia é um conceito criado após o surgimento da Filosofia. Na antiguidade grega, antes da Filosofia, a mitologia era o modo narrativo que os gregos usavam para explicar o porquê dos fenômenos (aquilo que aparece às sensações). Havia narrativa para explicar praticamente tudo. Este poder explicativo estava vinculado a outro fator muito importante e muito caro aos gregos: a crença de que as narrativas tinham de fato acontecidas do modo como descrito na narração; não havia dúvidas e nem porque duvidar. Como as narrativas falavam sempre de um mundo sobrenatural, ou seja, um mundo que transcendia a natureza das coisas visíveis havia uma interação inquestionável e indubitável entre homens, natureza e deuses.
Agora que você já sabe o que é mitologia, posso então contar o meu passado. Eu e meu irmão gêmeo Hipno éramos filhos da Noite e Escuridão, eu como você já sabem era a personificação da morte, enquanto Hades reinava sobre os mortos no submundo. Eu era odiado por todos, ate pelos deuses, eu tinha o coração de ferro e entranhas de bronze. Os gregos me representava com a figura de uma criança preta, com os pés tortos acariciados pela Noite, ou ainda, com o rosto desfeito e emagrecido, coberto por um véu, os olhos fechados e com uma foice na mão.
Eu vivia a serviços de deuses. Certa vez fui encarregado de levar Sisifo ao inferno. Sisifico pediu para enfeitar o meu pescoço com um colar de diamantes. E eu o abestado me prendi a vaidade, o colar, na verdade era uma coleira, na qual estive preso e Sisifo conseguiu fugir, ele me enganou direitinho! Fiquei anos sem poder levar alguém para o submundo. Foi hades que me libertou, depois de ter me liberado hades me mandou buscar Sisifo de novo. Foi então que fui enganado de novo, quando estávamos no submundo ele ficou indignado porque sua esposa não havia enterrado o seu corpo e pediu a Hades para deixa-lo vivo só mais um dia para convencer a sua mulher e Hades lhe concedeu pedido. Assim que retomou o seu corpo fugiu com sua mulher. Assim que descobrir sua trama, voltei para busca-lo ,ele foi punido pelos deus seu castigo consistia em levar um pedra enorme ate o topo de uma montanha ,mas toda vez que ele chegava perto do topo a pedra rolava de volta e ele tinha que começar tudo de novo, e foi eternamente. Bem feito, isso é que da por enganar a morte.
Em outra ocasião fui encarregado de levar o rei Admeto ao submundo. Porem Admeto tinha sido muito bonzinho com Apolo, e Apolo em gratidão, pediu as Pascas que não tirassem a vida do rei que em seu lugar morresse outra pessoa. Quando chegou o momento, ninguém do reino quis morrer no lugar do rei, foi então que sua esposa Alceste se ofereceu para morrer no lugar daquele rei babaca. A esposa de Hades, Proserpina, libertou Alceste. Esse acontecimento foi um trauma pra mim, odeio piedade e amor, isso tudo é baboseira!
Bom eu contei alguns acontecimentos, quando eu me lembrar de outros eu contarei a você. Tenha muitos pesadelos a noite!
Para saber mais continue acompanhando nosso blog!
Participantes:
Admardo Junior
Dayane Cassani
Dorrane
Lucas Santos
Nayara
Raiane Oliveira
Sávio Henrique
Nenhum comentário:
Postar um comentário